A Série A e o majestoso futebol italiano

O Campeonato Italiano de Futebol, também conhecido como Série A ou Série A Tim, acontece todos os anos, abarca os mais notáveis clubes da Liga Italiana de Futebol, e é um dos torneios mais antigos da Europa. Na memória da Série A a equipe da Juventus é a que mais títulos conquistou.

A história da Série A

A sua primeira temporada com um formato compatível com o de hoje ocorreu em 1929-2030. Por conta dos efeitos da Segunda Guerra Mundial, incluindo a participação da Itália nos embates, não ocorreram as disputas da Série A nos anos 1915, 1919, 1944 e 1945.

Um fato muito marcante aconteceu na temporada de 1948-1949, quando se deu um gravíssimo acidente de avião e toda a delegação do clube Torino, faleceu. Foi uma triste comoção no país e, na ocasião, o Torino foi revelado ganhador do campeonato.

Mas, na sua linha do tempo, a Série A contabilizou muitas alegrias, emocionantes dribles e uma quantidade imensa de bolas na rede.

Original: Unknown authorUnknown authorDerivative work: Danyele This JPG graphic was created with GIMP., Public domain, via Wikimedia Commons

Curiosidades sobre a Série A

1 – Quando uma equipe é a vencedora da temporada, o uniforme dela passa a contemplar um brasão com as cores italianas, na próxima temporada. Importante é frisar o nome do título: Scudetto, que traduzindo quer dizer pequeno escudo. Imagina o orgulho dos atletas do clube vencedor carregarem o Scudetto?

2 – A temporada da Série A vai do mês de agosto até maio e cada clube participante joga 38 vezes, até a finalização do evento.

3 – Sobre artilharia, no cume dos feitos está o atleta Silvio Piola, que coleciona mais de duzentos gols na sua atuação na Série A. Além dele, vários lendários jogadores brilharam no futebol Italiano da Série A ocupando, no passado, postos de artilharia, Posso citar Ronaldo Batistuta, Roberto Baggio e Christian Vieri. 

4 – O atual clube Inter já foi chamado de Ambrosiana e ganhador do título em 1938. Vale dizer que o nome Ambrosiana era em homenagem ao Santo Ambrósio, que era o patrono de Milão. Importante citar que Inter é a abreviação de Internazionale.

Tendências da Série A

Não poderia deixar de falar sobre a utilização, cada vez mais ativa, por parte da Séria A, do espaço virtual, com a ajuda da inteligência artificial. Essa é uma novidade muito interessante, considerando que, por diversos motivos, a forma de acompanhar partidas futebolísticas tem mudado ao longo dos anos, e mais que isso, seguindo o avanço tecnológico, os torcedores e apaixonados por futebol, têm demandado formas novas de assistir aos jogos. Portanto, a Série A está saindo na frente, com transmissões no metaverso. Com isso a Série A consegue, também, trazer para o seu mundo um público mais jovem.

Eu vou, e você?

Eu, com certeza, depois de fazer algumas buscas de informações sobre a Série A, passei a seguir as novidades relacionadas a esse campeonato tão bem estruturado, composto de profissionais de vanguarda e com jogadores incríveis. Distância não é mais desculpa para eu não ir aos jogos da Série A. Com certeza eu vou utilizar os recursos tecnológicos para acompanhar tudo. Considerando que a Federação Italiana de Futebol já ratificou o início das partidas da Série A 2022-2023, eu não vou perder nenhum lance E você, está motivado para seguir a Série A, também?

Share