LaLiga, um campeonato futebolístico de muito peso

Ao ouvir falar em  LaLiga, o que te lembra? Pois bem, para você que acompanha o mundo futebolístico, a resposta é imediata. Para quem não tem tanta intimidade com o futebol e os campeonatos que rolam ao redor do mundo, apresento-lhe a Primeira Divisão da Liga de Futebol da Espanha. Ela também é conhecida como Liga das Estrelas e LaLiga Santander.

História da LaLiga

Inaugurada no ano de 1929, na Espanha, logo após o falecimento da rainha Maria Cristina, a LaLiga  se tornou uma das maiores ligas de futebol do mundo. Atualmente é disputada por vinte clubes de futebol, no esquema competitivo de pontos corridos, com eventos anuais, que se estendem entre os meses de setembro a junho. Importante não esquecer que o primeiro clássico da LaLiga teve como campeão o Barcelona EC.

Com o tempo a LaLiga foi se profissionalizando cada vez mais e hoje tem uma história recheada de gols, emoções e muitas alegrias.

Como funciona LaLiga?

Então, a LaLiga Santander, conforme falei anteriormente, aplica o esquema de pontos corridos, isso quer dizer que o clube que fizer a maior pontuação é consagrado ganhador, sendo que cada clube confronta todos os outros, duas vezes, modificando a questão do mando de campo. Isso é o que é chamado no futebol de turno e returno.

E se há empate, o regulamento especifica os critérios objetivos para o desempate. Importante destacar que os clubes que garantem a colocação de um a quatro já conseguem segurar a sua presença na Liga dos Campeões do período seguinte. As colocações quinta e sexta sustentam vagas para a Liga Europa. Conseguem imaginar o peso da LaLiga?

Algumas minúcias sobre a LaLiga 

1 – A LaLiga carrega muitas boas histórias para os apaixonados pelo futebol. Acho que uma das mais emblemáticas é o embate entre Cristiano Ronaldo e Lionel Messi.

2 – O Barcelona foi o primeiro campeão mas o clube que soma mais campeonatos ganhos é o Real Madrid.

3  – A LaLiga, durante toda sua história, tem como maiores campeões o Real Madrid e o Barcelona. A rivalidade entre esses dois clubes é antiga.

3 – Consegue adivinhar o maior artilheiro da história da LaLiga? Ele mesmo, Lionel Messi já contabiliza quase quinhentos gols na história deste campeonato! Esse jogador é uma máquina de bola na rede, concorda?

Mudança de nome?

Isso mesmo, preciosos leitores, por uma questão de patrocínio, com o pensamento da Liga em ter novos formatos colaborativos, tudo indica que a LaLiga Santander mudará de nome no evento a ocorrer em 2023-2024. Você daria o palpite para o próximo nome?

A LaLiga é um sucesso

Tentei apresentar a você, meu fiel leitor, algumas curiosidades sobre o campeonato de futebol espanhol que é muito acompanhado por torcedores do mundo todo, e que traz boas histórias nesses mais de noventa anos de atuação. Ah, esqueci de falar que a única vez que o LaLiga não aconteceu foi entre os anos de 1936 até 1939, isso por um motivo de caso fortuito,  ou seja, no período ocorreu uma Guerra Civil no continente Espanhol. Nos demais anos o campeonato brilhou e trouxe muita emoção para todos que prestigiam e são prestigiados com o sucesso que é a LaLiga.

 

Share