5 fatos divertidos e intrigantes que ficaram marcados para a história do futebol

A história do futebol começou a muitos anos atrás, como uma brincadeira que ainda não era considerada nem mesmo um esporte. Após muitos anos de pratica, o esporte se tornou conhecido no mundo inteiro, se tornou um dos esportes mais praticados, obteve suporte de patrocinadores com valores imensos, preço de jogadores milionários e estádios capacitados para que milhares de fãs possam ver seus melhores times jogarem.

Pois é, hoje em dia o futebol é visto de uma forma bastante séria onde para muita gente é também fonte de renda e modo de sobrevivência. Mas durante tanto tempo de prática e transmissão televisiva, foram registrados também muitos fatos divertidos, já outros interessantes.

Neste texto você conhecerá 5 dos fatos mais divertidos ou pelo menos intrigantes que aconteceram na história do futebol.

1- Em 1968 a semifinal do campeonato Euro foi decidido no cara ou coroa

Infelizmente a disputa de pênaltis ainda não havia sido inventada lá em 1968, sendo assim, a partida entre Itália e a União Soviética foi decidida na moeda. Talvez essa não seja uma decisão tão justa, mas certamente será lembrada.

2- Gianfranco Zola foi o único jogador a ser expulso na final da Copa do Mundo, e foi no dia do seu aniversário!

Waw, que coincidência, não é mesmo? Gianfranco Zola o qual se tornou uma lenda para o clube Chelsea ficou muito conhecido em 1994, no entanto neste período a fama não foi tão agradável assim.

Gianfranco jogou a final da Copa do Mundo para a Itália no dia de seu aniversário e recebeu um “prêmio” nada agradável. O juiz expulsou-o justo na final, pelo menos ele ganhou um cartão do juiz. 

3- Apenas um time venceu a final da Copa do Mundo em vermelho

Isso mesmo, a Inglaterra venceu a copa do mundo de 1966 vestida na cor vermelha. Apesar de diversos times vestirem a camisa do clube vermelha, nenhum outro time venceu a Copa do Mundo vestindo esta cor de camisa.

H4stings, CC BY-SA 3.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0>, via Wikimedia Commons

4- Rio Mavuba não recebeu uma nacionalidade quando nasceu

Um dos jogadores mais famosos do Lille nasceu em um barco em alto mar e por isso não recebeu uma nacionalidade quando nasceu. Apenas em 2004 ele se registrou como francês, visto que cresceu a maior parte de sua vida e adquiriu a cultura da França. 

5- Em 1950 a Inglaterra foi derrotada pelos Estados Unidos na final, mas quem marcou o Gol era nacional do Haiti

Pois é, neste tempo acredito que os torcedores da Inglaterra ficaram furiosos de verdade. Joe Gaetjens, o responsável por este marco não possuía a nacionalidade americana mas mesmo assim representou os Estados Unidos no gramado e ainda derrotou a Inglaterra.

 

Share