O começo da história do futebol português

Se você já foi a Portugal, deverá notar que assim como no Brasil, o povo lá é fascinado por futebol. Quase todo mundo, até mesmo quem não simpatiza muito em assistir todas as partidas, tem o seu time preferido, o qual é batizado pela família desde que cada um é criança.

É possível ver coisas relacionadas com o futebol em todo lado, desde bares com transmissões de partidas ao vivo, torcedores uniformizados caminhando pela rua, e até mesmo festas incríveis no final de partidas. O futebol em Portugal além de um esporte, é também uma paixão, estilo de vida e cultura no país.

Mas como é que este esporte se tornou popular tão rápido e como foi o começo de tudo isso? Estes são temas não muito populares, mas ainda assim muito interessantes. Vamos descobrir juntos o porque que os portugueses amam o futebol.

Como tudo começou

O esporte, o qual teve origem na Inglaterra, também chegou particularmente em Portugal. O país conheceu o futebol por volta dos finais de 1800 e foi trazido para o país por estudantes locais ao retornar de uma viagem a Inglaterra.

O futebol ficou conhecido por muita gente em um período de tempo muito curto, e os adeptos para as partidas deste novo esporte não só jogavam, como também amavam o que faziam. Em poucos anos, o país inteiro já conhecia o esporte e se tornou o jogo mais praticado nacionalmente.

A primeira partida de futebol em Portugal estranhamente aconteceu na ilha da Madeira, o qual faz parte do território português, no entanto está bastante afastada do continente. Harry Hinton foi o responsável pelo marco de trazer o esporte desde a Inglaterra durante seus estudos e também foi o organizador da primeira partida oficial no país em 1875. Harry amava a sua nova descoberta e se dedicava ao que fazia, chegando a ser até mesmo o presidente do clube C. S. Marítimo.

A ilha de Madeira também continuou motivada desde então e foi o berço de nascença para um dos melhores jogadores do mundo: Cristiano Ronaldo

O avanço da história do futebol no país

Desde que Harry Hinton trouxe o esporte para o país, este ficou com o conhecimento nacional um pouco limitado na ilha de Madeira já que está bastante distante do continente. O avanço e fama do esporte no país inteiro teve 3 principais responsáveis: Guilherme Pinto Basto e seus 2 irmãos: Frederico e Eduardo.

Frederico e Eduardo, os quais também estudaram na Inglaterra, trouxeram uma bola de futebol para Portugal em uma de suas viagens de retorno. Guilherme, o qual também ficou fascinado com a ideia, organizou uma exibição do esporte em 1888 na cidade de Cascais a qual é vizinha a Lisboa e também uma partida de futebol na capital do país um ano depois, em 1899. A partida possuía times jogadores da Inglaterra e Portugal, e obteve resultado de 2-1 por parte dos portugueses.

Oficializando uma paixão nacional

Como você já deve imaginar, desde então o esporte ficou muito conhecido no país inteiro e atraiu também a atenção por parte da população com maior capital. Diversos clubes foram lançados naqueles período os quais obtiveram suporte de seus criadores e seus primeiros torcedores.

Os maiores times do país hoje em dia foram lançados logo em seguida, no começo do século XX, mas foram antecedidos por times dos quais não vingaram por muito tempo, como Carcavelos Sport, Estrela Futebol Clube, Sport Clube Vianense, entre outros.

O esporte o qual foi rapidamente reconhecido como o esporte mais jogado no país, continua com o seu mérito até hoje, e podemos afirmar que graças aos estudantes portugueses que foram à Inglaterra, hoje o futebol é uma paixão, estilo de vida ou até mesmo fonte de renda para muitas pessoas.

 

Share