Futebol: Muito mais do que um esporte

Futebol é um jogo conhecido e admirado mundialmente, não é à toa que tornou-se o esporte mais popular do mundo e detentor do sonho de mais de 80% das crianças que desejam ser atletas. Fãs de todo o mundo assistem a todos os jogos que acontecem, eles até acordam em horários estranhos à noite apenas para poder ver seus jogadores favoritos jogarem um jogo maravilhoso. Às vezes, eles também fazem uma aposta ou duas usando ofertas como o CampoBet Bônus para se divertir! O futebol é jogo, mas também é arte, é show, é espetáculo, é emoção. Talvez seja essa sua característica principal, a emoção que é capaz de despertar nos torcedores durante os 90 minutos de bola rolando.

Paixão Nacional

No Brasil, assim como em muitos outros países, todos sabem que o futebol é uma paixão de infância, então esposa, marido, filhos e amigos têm que entender e, se possível, torcer para o mesmo time. No dia que tem jogo da seleção ou do time do coração nem adianta marcar outro compromisso, seja no estádio, em casa, no bar, sozinho ou com os amigos, o torcedor otimista estará lá torcendo e vibrando pelo seu time.

Bola no pé

Não sei se o brasileiro gosta de futebol porque naturalmente são bons jogadores ou se são bons jogadores porque gostam de futebol, o fato é que o único país a conquistar cinco vezes o principal campeonato de futebol mundial, a Copa do Mundo, foi o Brasil. O país é uma fábrica de bons jogadores e exporta os atletas para o mundo todo.

Onde jogar futebol

Às vezes chamado de pelada, bater uma bolinha, pegar o baba, não importa o apelido, todos esses termos são simplesmente um convite informal para jogar futebol com a galera, qualquer um pode participar e o local pode ser no campo, na quadra, na praia, na grama, no terreno baldio, em qualquer cantinho. Quem nunca se arriscou a chutar uma bolinha? 

Simplicidade

Não existe jogo mais prático para se iniciar, qualquer área vazia vira um campo, um par de chinelos vira o gol, o jogador mais alto sempre é o goleiro e o time de camisa joga contra o time sem camisa, simples assim. Talvez por carregar esta simplicidade que este é o esporte que atrai todas as classes sociais e consegue descobrir grandes talentos entre classes mais desfavorecidas. Muitas crianças vêem neste esporte a grande oportunidade de mudar a vida da família e sonham em um dia virarem um pelé, Neymar ou Cristiano Ronaldo.

Você fala futebolês?

Já ouviu falar nesse idioma? Talvez  você não tenha percebido mas, com certeza, já utilizou algum termo que surgiu no futebol e foi inserido no linguajar popular. Este esporte está tão enraizado e presente nas casas da população brasileira que transfere termos para o vocabulário do dia a dia e sem perceber de repente todos estão falando, como o “show de bola” quando refere-se a algo que é bom, ou “suar a camisa” quando alguém se esforça muito, ou ainda “chutar” utilizado no sentido de dar um palpite.

Emoções

Todo jogo de futebol é sinônimo de alegria, mas não se engane, o vai e vem da bola durante dois tempos de quarenta e cinco minutos são capazes de despertar o torcedor sentimentos opostos e em seus extremos. Não pense que a emoção está só no gol, na verdade as vezes nem é ele o grande ápice da partida.

Entre os sentimentos que se pode experimentar em uma partida estão a esperança do início ao fim de que o time vai ganhar; raiva pelo pênalti marcado para o adversário; fúria pelo erro da arbitragem, um fervor arrebatador de felicidade quando o time oposto perde um gol que estava fácil de fazer; exaustão pela bola que bate na trave várias vezes mas não entra; alegria transbordante quando seu time faz o gol, e se for um gol especial, de título ou de  virote, aí é uma agitação trepidante que não cabe dentro do peito. Haja coração!

 

Share