O futebol nas Olimpíadas

De quatro em quatro anos temos o prazer de acompanhar os Jogos Olímpicos, que somam, na atualidade, mais de quarenta modalidades esportivas, sendo as mais novas integradas ao elenco o skate, surfe, escalada, beisebol e o karatê. Um destaque muito especial das Olimpíadas, é o futebol. Todos adoram acompanhar dribles, gols, firulas e tantas outras artes praticadas em campo. Nas Olimpíadas não poderia ser diferente.

Jogos Olímpicos ou Olimpíadas

Os Jogos Olímpicos, também chamados de Olimpíadas, nasceram em 1896, na Grécia, numa época chamada Idade Moderna. Eles são intitulados como o maior evento esportivo da terra e conseguem, de forma um tanto quanto mágica, engajar uma quantidade superior a 200 territórios em um único país, com o objetivo de incentivar a prática de disputas esportivas de forma salutar, promovendo a paz e abarcando atletas de muitos países. Ainda, é possível afirmar que as Olimpíadas dividem-se entre Jogos Olímpicos de Inverno, de Verão e Paraolimpíadas.

Alguns fatos sobre as Olimpíadas

Abaixo colecionei variados detalhes sobre o futebol nas Olimpíadas:

1 – O futebol foi um dos primeiros esportes de grupos a aderir aos Jogos Olímpicos.

2 – Na estreia dos Jogos Olímpicos, na Grécia, não houve torneio de futebol

3 – O estádio que marcou o início do futebol nas Olimpíadas foi o francês Velódromo Vincennes, no ano de 1900. Uau, já se passou mais de um século!

4 – A Federação Internacional de Futebol denomina o esporte, nas Olimpíadas,

como Torneio Olímpico de Futebol

5 – As próximas Olimpíadas acontecerão em Paris, no ano de 2024, e já tem a definição dos estádios onde acontecerão os espetáculos.

5 – Até o ano de 1992, apenas atletas masculinos jogavam nas Olimpíadas. Em 1996 a modalidade foi disputada, também, por times femininos.

O futebol feminino nos Jogos Olímpicos

Em 1996 o futebol jogado por mulheres iniciou nas Olimpíadas.

Por ser uma história recente, me interesso muito em acompanhar essa modalidade, e adoro a garra, determinação, alegria e união, que têm gerado e resultados incríveis, nas disputas femininas.

Nas primeiras edições, digo entre 1996 até o ano de 2012, a equipe americana participou de todas as finais, sequencialmente, mostrando um preparo impressionante das suas atletas.

Artilheiras consagradas no futebol feminino nas Olimpíadas

No topo do podium e no segundo lugar estão, sequencialmente, as jogadoras brasileiras Cristiane e Marta. Seguidamente vem uma Canadense chamada Christine Sinclair Já no quarto lugar do ranking estão Birgit Prinz, Carli Lloyd e Vivianne Miedema. Na ordem elas representam a Alemanha, os Estados Unidos da América e os Países Baixos.

Maiores artilheiros do futebol masculino nos Jogos Olímpicos

Começo com o Sophus Nielsen, um jogador Dinarmarquês, e o Antal Dunai, que representa a Hungria. Na sequência temos Ferenc, também Húngaro, o argentino Domingo Tarasconi e o Uruguaio Pedro Petrone,

Não podemos esquecer que, apesar de cada um ter talentos individuais, em campo, o que vale é a união dessas habilidades com um objetivo comum, que é vencer. Sem falar que participar das Olimpíadas, independente do placar, já é o maior ganho!

C´est parti?

Considerando que a finalidade maior das Olimpíadas é propagar a paz, a conexão e a prática do respeito entre as pessoas do mundo inteiro, o futebol é um esporte que colabora demais para esses objetivos, pois é um desporto que só funciona com o entrosamento da equipe, com o apoio dos torcedores, e o respeito de todos.

E aí, pronto para as Olimpíadas de 2024? Não esqueça de caprichar no idioma francês, pois a próxima será em Paris! C´est parti?

Share